terça-feira, 6 de julho de 2010

Insonia

É grande o numero de pessoas que sofrem de distúrbios do sono, e podem ser crônicos ou esporádicos, e muitas vezes tomam pílulas para dormir, que combatem os sintomas mas não as causas. A insônia pode ser consequncia de muitos distúrbios mentais , bem como questões ambientais( pressões profissionais do dia a dia ), físicas( dores, comida, bebida, ronco e vícios em geral ) e psicológicas( estresse, depressão, ansiedade, etc ). O sono é uma necessidade humana primária, assim como o sexo, a fome etc. O sono repouso nosso corpo, tanto que passamos em media um terço de nossa vida dormindo. No entanto para dormirmos bem, tanto nós humanos como os animais, procuram locais seguros, confortáveis e silenciosos. O sono tem vários estágios, começamos com o sono leve, depois o moderado e depois o sono profundo que é fundamental para o repouso do corpo e liberação de hormônios, após esse período sonhamos, e tudo recomeça . Se não dormimos bem, acordamos irritados e cansados. O sono e os sonhos que representam vinte e cinco por cento do sono ,são muito importantes para a nossa existência, e ás vezes não damos o devido valor, e a conseqüência pode ser a insônia, principalmente quando confundimos realidade com fantasia, preocupações com medos.
Devemos dar a mesma importância que damos á nossa vida diária à nossa vida onírica, quando fazemos isso nos sentimos em paz, mas se a nossa vida diária não está bem nossa vida onírica isto é a do mundo do sono e dos sonhos também não vai estar bem. Lembro-me de um trecho de uma musica que diz mais ou menos assim: “Sonhei que estava acordado, acordei para ver e estava dormindo”.
Ou aquele sonho do chinês Wang, que sonhou ser uma borboleta, voando nos bosques e quando acordou não sabia se era um chinês que sonhava ser uma borboleta ou uma borboleta que sonhava ser um chinês . Muitas pessoas associam o sono com a morte. Quando dormimos relaxamos nossos controles, e o sono exige que nós confiemos e nos entreguemos ao desconhecido ,ao inconsciente,mas ficamos desconfiados, com medo. Se não dormimos bem é porque não conseguimos nos desligar da vida consciente, que é quando estamos acordados. Quando temos insônia, é porque estamos com medos; dos nossos sentimentos, do que é irracional, de perdas, do inconsciente , do mal, da escuridão, da solidão e da morte.
Apegamo-nos muito ao nosso intelecto, a nossa consciência diurna,e não nos desligamos nem a noite dormindo, dizendo que não sonhamos, ou não nos lembrando, mas o sono nos leva ao reino da noite, permite-nos viver, em nossos sonhos, aquilo que deixamos de viver durante o dia e assim restaura o nosso equilíbrio psíquico.
Segundo a psicossomática, quem sofre de insônia , tem dificuldade em desapegar-se do controle consciente e tem medo do próprio mundo inconsciente, e assim levamos para a noite nossos pensamentos, preocupações, e pelo contrario deveríamos usar o sono e os sonhos para nos darem possíveis soluções de problemas do cotidiano e não lutar contra eles, e sim buscar soluções.
O que as pessoas que sofrem de insônia deveriam aprender é encerrar o dia de tal forma que possam entregar-se totalmente à noite e as leis que a regem, e tentar descobrir o que está na raiz do medo e enfrentar.O que falta aos insones é autoconfiança para entregar-se e desapegar-se da vida material e relaxar e pedir ajuda ao inconsciente, seu mundo interior.
Para podermos relaxar devemos nos desligar do dia, da parte racional,consciente, pois tudo que é monótono aborrece o hemisfério esquerdo da córtex cerebral e faz com que ele abandone o controle, passando para o lado direito que é menos racional. Meditação, oração, contar carneirinhos, concentração em um ponto fixo, observar pêndulos de equilíbrio, prestar atenção na respiração, nos batimentos cardíacos, fazer o que não gosta, forçando a mente a relaxar , ajudam a levar da atividade para a passividade.Os insones crônicos têm medo da noite.
No outro lado, quem tem sono excessivo, dificuldade de acordar, deve analisar o seu medo diante das exigências do dia a dia . Acordar é enfrentar responsabilidades, dormir é entrar em contanto com um mundo melhor, mais fantasioso, infantil.
Assim como o ato de adormecer tem relação com a morte, o despertar se assemelha ao nascimento.
O problema está na unilateralidade. A solução é o meio-termo , o equilíbrio, é dinâmico e assusta as pessoas levando-as para os extremos que são mais estáticos. Por isso, a morte e o nascimento são arquétipos, pois estão enraizados em nós e fazem parte de um processo existencial sem limites no tempo e no espaço.
Durmam em paz sem medo de morrer, e acordem como estivessem nascendo para uma nova vida todos os dias, sei que é difícil mas devemos tentar e acreditar sempre .
Que a partir de 2001, todos possam dormir tranqüilos, acreditando em si mesmos , para enfrentar o dia a dia, de uma forma mais saudável e feliz com paz e saúde, sem medos, pois a cada noite morremos e nascemos para um novo dia, e que o dia de hoje seja melhor que ontem e pior que o amanhã .


MARCO ANTONIO GARCIA
PSICÓLOGO CLINICO
Artigo para o jornal O semanário da Zona Norte, para o dia 07/04/2001.

Um comentário:

  Afinidade             Afinidade é um sentimento que sempre existiu e existira...           É o mais sensível e produtivo dos sentime...